quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

A técnica da avestruz

Estão as pessoas habituadas a ser questionadas? A resposta é não! Da mesma forma que não sabem dizer um não frontal.

O primeiro caso passou-se na aquisição de um serviço, onde perguntei a três empresas distintas as condições detalhadas e respectivos compromissos de permanência? Sabem quantas respostas obtive? Uma. E a que obtive, em loja, estava errada. Caramba! Onde estão os direitos quando os tento exercer?!

Nunca mais me esqueço de uma situação, aqui há uns três anos, quando por estar vestido com um casaco desportivo, praticamente me ignoraram. Curioso que quando viram que «até sabia falar» e que pedi o livro de reclamações, apareceu o gerente da loja. A imagem é mais importante que os direitos enquanto consumidor?! Sim, pelos vistos.

Outro exemplo, só para fechar o rol: telefonema de trabalho. «Ah, e tal, o doutor não está». Ligo no dia a seguir: «ah, e tal, só para a semana». Terceira tentativa, alguns dias depois, nova desculpa. Resposta minha: «diga ao doutor que eu aceito um não como resposta e que se não quer falar que diga. Obrigado!».

Porquê tanto medo da frontalidade?! O encapotamento da realidade nunca deu bons resultados. Os acontecimentos na Tunísia, Egipto, Jordânia, etc. (e Portugal, há alguns anos atrás) são eles próprios resultado de mordaças sucessivas durante anos e anos.

Ah, é verdade. Depois de uma ausência sabática, estou de volta! Eheheh! Mas continuo com mau feitio! :P

12 comentários:

  1. É bom ver-te de volta, com "mau feitio" e tudo, eheheh!

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  2. @Pinguim: tenho andado bastante cansado. E Janeiro tira-me o alento! Obrigado e um abraço!

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  3. é mais fácil esperar que desistas, do que ser frontal. As consequências de replicar são menos controláveis

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  4. mau feitio é a regra geral nos primeiros meses do ano. Queres comparar? :P

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  5. Olha o mau feitio, fruto ò chocolate...

    As pessoas não tem medo de dizer não. O não é a primeira palavra que sai da boca de um português.

    Tens de fazer uma voz com sorriso ao telefone. Sim, a imagem conta muito.

    Compreendo-te muito bem

    Abraço

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  6. @Speedy: Blog Liker gostou do teu comentário! :P Ao replicar, há o risco de o nosso interlocutor ir por caminhos que não queria. Bem verdade!

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  7. @Zeh: a coisa normalmente muda um pouco em Maio! Podemos entrar em competição?! Onde está o ringue?! :)

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  8. @Francisco: Em determinadas circunstâncias os portugueses dizem logo «não». É verdade. Mas quanto mais diplomático é o assunto, maiores são os contornos para utilizar um «não» que seja assim a modos que encapotado...

    Eu normalmente até sou simpático ao telefone. Mas há dias em que isso e mais fácil do que outros... Não somos máquinas.

    Quanto àquilo da imagem, não o deveria ser tanto assim... Enfim. Um abraço.

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  9. @Individual(mente): Estou a ver que o mal é generalizado! Toca a continuar a questionar! Vamos a eles! :)

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  10. @LusoBoy: estava enraivecido e saiu de dentro! LOL

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