quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Ainda há quem saiba dizer «olá» pessoalmente?



A forma como utilizamos os media está a mudar, na medida em que o colossal volume de informação disponível exige de nós muito mais do que apenas ser capazes de ler, escrever e usar um computador. A Comissão Europeia alertou hoje os europeus, jovens e idosos, para o facto de poderem perder as vantagens da actual sociedade da informação de alta tecnologia se não forem intensificados esforços com vista à sua literacia mediática, que lhes permita aceder a imagens, sons e textos, analisá-los e apreciá-los, bem como utilizar os media tradicionais e novos para comunicarem e criarem conteúdos mediáticos. A Comissão afirmou que os países da UE e o sector dos media devem sensibilizar os cidadãos para as inúmeras mensagens mediáticas que recebem, sob a forma de publicidade, filmes ou conteúdos em linha.

Comentário: Mas será quem quem usa e abusa das novas tecnologias ainda sabe dar um «olá» presencial, isto é, sem ter um qualquer ecrã à frente?

2 comentários:

  1. Há gente que está a perder a capacidade da comunicação verbal efectivamente. Assim como as suas competências sociais. Como tudo, há sempre dois lados da mesma moeda.

    ResponderEliminar
  2. O facto de se substituir as palavras por abreviaturas estranhas é em si já um pouco patológico!

    «N contem cmigo p/ falar axim pq n me entendo. N dá mxm»!

    Ab.

    ResponderEliminar