sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Assim aconteceu

Gostei da atitude que os actuais três pivôs do programa «Câmara Clara», da RTP2, tiveram ao início do magazine de hoje, prestando uma homenagem ao falecido Carlos Pinto Coelho, admitindo que ele tinha sido o precursor do programa que actualmente vai para o ar, durante a semana, por volta das 22h30, depois do Jornal 2 (actual Hoje).

«Assim acontece», foi uma frase que me passava despercebida quando ainda era puto, mas que logo no primeiro ano de faculdade, e depois de uma chamada de atenção de uma grande amiga minha, ganhou outros contornos e passou a ser um pequeno momento que várias vezes por semana fazia questão de acompanhar.

Hoje, continuo a ver o «Câmara Clara» e é, aliás, notória a influência que o iniciático «Acontece» teve para os actuais pivôs (não tanto para a edição de domingo de Paula Moura Pinheiro). Seja no modo de falar, seja nos apartes, seja no estilo de comunicar.

Ainda que o programa não seja o mesmo, fico contente que se tenha prosseguido com aquela espécie de telejornal cultural diário (que no tempo do Carlos Pinto Coelho chegou a ser o mais antigo da Europa). Antes, como hoje, é o meu pequeno momento de snobismo diário. Nem que seja apenas partilhado por mim. Ou só de vez em quando.

9 comentários:

  1. fico contente que se tenha reconhecido a importância do CPC.

    ResponderEliminar
  2. sim por acaso tb ja tinha pensado q o estilo de apresentaçao de ambos ia beber muito a CPC no acontece. deixa obra, escola, memória, e essa é eterna.

    ResponderEliminar
  3. O Carlos Pinto Coelho era um homem cultíssimo e bastante inteligente. Uma verdadeira flor rara, perdida nos escombros de uma sociedade em que cresce exponencialmente a ignorância e o mau gosto.
    Tudo isto para dizer, como se deve calcular, que o "Acontece" era visto cá em casa, tanto pela mãe como pelo pai. Eu era pequeno, claro, mas não deixei de captar informações que me foram úteis. Sobretudo, fiquei com a imagem de um homem ponderado, que com toda a certeza deixará um enorme vazio na vida cultural portuguesa.

    Que descanse em Paz!

    Lots of Love. ^^

    ResponderEliminar
  4. Infelizmente assim aconteceu…
    Foi sem dúvida uma grande perda na cultura portuguesa.

    ResponderEliminar
  5. @Silvestre: pode ser um pequeno caminho de mudança. Quem sabe...

    @Ruca: se se seguiu por ser uma referência de qualidade, nada contra! :)

    @Mark: não esperava outra coisa do menino (joking)! :) Mas é bem verdade que ter acesso a referências culturais desde cedo também me ajudou em bastantes coisas. E há caminhos e formas tão fáceis... Abraço!

    @Psimento: Esperemos que deixe escola. A frase de marca - «assim acontece», pelos vistos, continua na memória!

    ResponderEliminar
  6. Eu assistia religiosamente, quase diariamente, ao "Acontece", até porque dava antes do Jornal2, que também via. Acho que a RTP, sobretudo a direção de informação e programação do Rodrigues dos Santos tentou apagar um bocado a imagem do Carlos Pinto Coelho, e até há pouco tempo o Acontece nem fazia parte do arquivo virtual.

    ResponderEliminar
  7. @um coelho: afinal, ao contrário do que a RTP queria fazer parecer, no tempo do José Rodrigues dos Santos e do Morais Sarmento - que dizia que era mais barato pagar uma viagem à volta do mundo a cada espectador do «Acontece» do que manter o programa -, até havia algumas audiências. As pessoas que aqui comentaram, incluindo tu, são a prova disso.

    By the way: o «Jornal» 2 estava a ficar um pouco chato este ano, mas há coisas que não gosto muito neste novo formato do «Hoje», como a quase imposição de lá colocarem um comentador diariamente.

    Abraço!

    ResponderEliminar
  8. Independentemente do respeito e da admiração que me merecem o CPC, a minha questão é outra: consideras mesmo snobismo assistir a programas dessa índole? Depreendo que o disseste por ironia, só pode ser...

    ResponderEliminar
  9. @Pinguim: claro que sim! Falei nisso como sendo um momento meu de fruição! :) Mas olha que conheço (boa) gente que acha que me armo aos cucos por ver esse tipo de programas. Pode ser que o Natal ilumine estas mentes! LOL Abraço.

    ResponderEliminar