domingo, 19 de dezembro de 2010

Compras de véspera

Acho que este ano terei mesmo de fazer as compras de Natal dois dias antes da noite da consoada. Vou mesmo só adquirir o indispensável, para as pessoas incontornáveis, e fiz questão de pedir que não me dêem nada.

Em alternativa, há duas ou três coisas que, «de facto», me fazem falta e que teria de comprar e gastar dinheiro. Se quiserem investir nisso, óptimo. Creio que não se trata de uma questão de instrumentalização, mas sim de não reduzir o Natal ao desperdício e ao despesismo. Perdoem-me a visão menos romântica da coisa...


PS: Porque é que as pessoas, nos jantares de Natal, têm tendência a oferecer coisas ridículas como caixinhas, bibelôs dos chineses ou algemas (sic!)?! Há dvd com nice price, de belos filmes, à venda por dois euros numa qualquer loja de centro comercial! Basta um pouco de imaginação... O preço até fica em conta.

6 comentários:

  1. Nunca me aconteceu receber presentes desses. :)
    Como já o disse, na minha família não temos o hábito de comprar para oferecer. Bom, em casa nunca o fizemos. Aos avós, tios, primos, etc, compramos e oferecemos mutuamente. Connosco, as coisas funcionavam de forma diferente. Os pais levavam-me ao Toys 'R' Us e era um dia de sonho (mesmo indo lá várias vezes, ahahahah). Comprava imensos brinquedos. :) Resumindo: eu comprava o que queria.
    Actualmente, continuo a comprar para mim; a mãe compra para si e os manos compram para eles (a mana mais velha já não vive connosco).
    É uma forma diferente, mas em que todos ficam satisfeitos. :)

    Lots of Love. ^^

    ResponderEliminar
  2. Há uma prenda que nunca pode faltar: a que eu me ofereço, e que este ano ainda não sei o que vai ser.:-)
    Também sou de comprar o indispensável e é umas das coisas que mais me irrita nesta altura é a "obrigação" de darmos prendas só porque nos quiseram dar.
    E por falar em jantares de Natal (bherq!!!), o ano passado calharam-me umas algemas (siim) e este ano uma vela.lol
    Abraço.

    ResponderEliminar
  3. A minha prenda, a minha única e verdadeira prenda já está comprada há alguns meses: o encontro com o Déjan em Madrid!
    O resto, passo ao lado, ou quase...

    ResponderEliminar
  4. @Mark: quer isto dizer que tens assim uma espécie de Pai Natal «do it yourself». O que é bom e evita os presentes incómodos, como as meias da tia (not)! LOL

    @Mike: essa prenda pessoal que referes costumo «oferecer-me» mais no meu aniversário.
    Eu não digo que as algemas estão a ficar um «best seller» nos jantares de Natal?!

    @Pinguim: Melhor que esse teu presente é impossível: tem lá tudo o que precisas! E essa saúde? Melhor?

    ResponderEliminar
  5. Este ano tenho o drama de ainda não ter conseguido comprar uma camisola de lã decente para oferecer à mãe (tudo horrendo de feio em todo o lado) e seria uma prenda simples (suspiro)

    ResponderEliminar
  6. @Silvestre: às vezes, as prendas «mais simples» são as mais difíceis de encontrar. O caro e o exagerado estão sempre mais à vista, mais expostos...

    ResponderEliminar