quarta-feira, 2 de março de 2011

Dúvida metódica?

Continuo a não perceber por que razão tem o Presidente da República tanta dificuldade em lidar com assuntos que, de alguma forma, envolvam a componente sexual no sentido lato da palavra, enquanto género.

Foi assim com a promulgação do lei que permite o casamento entre pessoas do mesmo sexo, cuja aprovação final teve direito a abertura de telejornais para que fossem bem frisadas as suas dúvidas. Agora, passa-se o mesmo com o novo diploma que simplifica a mudança de sexo e de nome próprio no registo civil, ontem promulgado.

Ora eu não acho que as pessoas mudem de sexo só porque sim. O PR recusou-a à primeira vez, em período pré-eleitoral, quem sabe se para agradar ao eleitorado conservador. Aprovou agora. Uma vez mais contrariado.

Ora se as pessoas do mesmo sexo não desataram a casar desalmadamente, também não acredito que toda a gente comece a mudar de sexo só porque sim. Estranho preconceito.

8 comentários:

  1. Este senhor Silva é um idiota chapado.

    ResponderEliminar
  2. A questão é que, segundo vários especialistas, esta lei permite uma pessoa que não mudou de sexo mudar o nome para um nome do outro género, entre outras falhas, e foi exactamente isso que o Presidente referiu. O Presidente não veteou este diploma do ponto de vista ideológico mas sim técnico. Afinal de contas ele aprovou ou não o diploma do casamento mesmo sem concordar? Aprovou. Embora não nego que a ideia não lhe seja confortável.

    ResponderEliminar
  3. É um idiota sem qualquer cultura. Mudar de sexo implica um processo longo e continuo a que só se sujeitam pessoas que de facto estão a passar por um enorme sofrimento psicológico e que certamente sofrem de uma perturbação da identidade de género. Não escolheram simplesmente mudar de sexo tiveram foi a infelicidade de nascer com um género diferente do corpo que habitam… se ele fosse estudar um bocadinho não lhe fazia mal nenhum. Abraços

    ResponderEliminar
  4. Aaja quem dê uma chapada bem dada naquele manequim da Rua dos Fanqueiros...

    ResponderEliminar
  5. @Pinguim: só faltam cinco anos para a mudança...

    @Speedy: I agree!

    @Francisco: Mas a questão é que se as pessoas mudam de nome, é porque já interiorizaram aquilo que pretendem vir a ser. Não há situações lineares, mas para partir para uma decisão dessas, é porque as coisas já estão mais ou menos claras para quem pretende tomar essa decisão. Abraço!

    @Psimento: Foi isso mesmo que disse ao Francisco. Acho que para tomar essa decisão, há um processo mental já trabalhado.

    @Fernanda: gostei dessa tua comparação! Assim a puxar para o cinzento! Eheheh!

    ResponderEliminar
  6. O presidente é um homem que saiu de Boliqueime, mas Boliqueime não saiu dele. Pior quando, ainda por cima, é um reaccionário. E ter as varandas fechadas com marquises em alumínio e cortinas também diz muito dele.

    ResponderEliminar
  7. @Silvestre: olho clínico para essa da marquise. Já nem me lembrava disso. No canal que eu vi, no dia das eleições, focavam mais a persiana de plástico! Ainda se fosse um estore de bambú em vez da cortina! :):):)

    ResponderEliminar