quarta-feira, 13 de julho de 2011

Regresso ao futuro


Já esta! Agora que passaram alguns dias desde que completei 30 anos, as coisas estão um pouco mais calmas. Em vários sentidos.

Primeiro, porque continuo vivo! (Smile) Segundo, porque ponho termo a um processo de habituação que já se arrastava há vários meses. Sim, é verdade: muito antes de a data chegar no calendário, houve um processo de maturação e de quase auto-tortura individual.

E confesso que, à meia-noite do dia de aniversário (véspera, por assim dizer), comecei a sentir um ligeiro nervosismo. Quando acordei, de manhã, as coisas dissiparam-se mais e foi como uma (fatalidade?) que tinha de marcar presença.

Estranhamente, estive calmo durante o resto do dia. Soube-me bem receber alguns telefonemas (alguns que queria não recebi), apesar de continuar sonoramente a dizer que não gosto de fazer anos. Nestas coisas, o meu tio é muito matutino e ainda eu estava a dormir, telefonou logo. Mas até achei piada: não é defeito, é feitio.

Como conforto, e porque a maioria dos meus amigos são mais velhos do que eu (outra coisa para repensar porquê, agora do alto dos meus trinta), houve algum amparo (risos) e quase consulta psicológica. Sim, eles também superaram o abismo da casa três! (mais risos).

Não quis festas nem celebrações. Apenas um tímido jantar familiar e um bolo de chocolate, como já vem sendo tradição. E claro, espumante «Asti» (muito melhor que champanhe caro).

Agora, estou uns dias de férias, embora com sabor amargo. Sei que o trabalho que tenho não vai durar muito mais tempo e é tempo de antecipar cenários. Não fosse o contexto actual, e diria que a mudança poderia ser um bom sintoma de renovação. Mas o facto de estar há vários anos a trabalhar no mesmo sítio pode ter surtido efeitos de cristalização que não são os mais adequados.

Regressando aos 30... Acho que estou mais ponderado. Vejo coisas que escrevi e decisões que tomei há uns anos atrás e que já não me revejo nelas. Não as vou renegar, porque isso seria não evoluir. E se elas não tivessem existido, não teria percebido a necessidade de mudança.

E assim termino este texto que andava há muito tempo para ser escrito.

A quem me costumava ler e a quem estava habituado a ver um outro comentário meu, peço desculpa pela ausência «sabática». Agora, estou de volta. Há um ou outro post em que não cheguei a responder aos comentários, mas acho que agora já será um pouco fora do contexto. Espero ficar perdoado.

Até já.

21 comentários:

  1. Perdoadissimo e um grande beijo de parabens. Benvindo aos 30.;)

    ResponderEliminar
  2. ... :) Há imenso tempo que o noto e ao mesmo tempo que ando para o dizer: és uma pessoa tão educada e tão correta como já vai sendo progressivamente mais raro nos dias que correm. Colocas-me sempre um sorriso na cara, a mim, que valorizo tanto essas duas características que enunciei acima. Que todas as pessoas tivessem o mesmo nível que tu demonstras!

    Claro que estás perdoado e muitos parabéns! (:

    lots of love ^^

    ResponderEliminar
  3. O importante é o regresso.
    Os parabéns atrasados e a certeza de que os trinta te vão trazer uma maturidade que te vai fazer muito bem.

    ResponderEliminar
  4. parabéns miúdo. bom bom era divulgares algumas dicas de como suportar os 30 anos. É que daqui a duas semanas é a minha vez...

    ResponderEliminar
  5. Como me revejo nas tuas palavras. Todos os anos desde os 20 me torturo a cada aniversário. Fico deprimido, não queria...
    Este ano completo 25, acho que me vou fechar em casa uma semana com movimentos autistas...
    Aos 30 nem quero pensar...
    Abraços e eu não gosto que me digam isto nestas alturas mas como é o socialmente esperado, MUITOS PARABÉNS!!

    ResponderEliminar
  6. Deixa-me que te diga, e sei que minhas palavras te vão ajudar profundamente, pois é um dom que tenho dentro de mim, ali mesmo acima do rim esquerdo...

    Os trintas são os novos vinte!!! É aos trinta que se vive, durante os 20 só se sobrevive! Daqui a 5 anos vais-te sentir um rapaz de 24 vais ver...

    (Viste!!! Viste!!! Não te sentiste melhor??!! É um dom!!)

    Aquele abraço!

    ResponderEliminar
  7. OBRIGADO MALTA! VOCÊS SÃO MESMO PORREIROS! DIGO-O DE CORAÇÃO! :):) (AI OS 30 QUE ME ESTÃO A POR MANTEIGA)!

    ResponderEliminar
  8. @LM: Obrigado! Agora é vivê-los! Ai as minhas cruzes! LOL Beijos!

    @LusoBoy: nem imaginas o que eu ri com isto! :) Abc.

    ResponderEliminar
  9. @Mark: bem, até me deixas envergonhado e meio sem jeito! :):) Agradeço muito as tuas palavras, sobretudo porque sei que não és uma pessoa que não dá elogios sem mais nem menos. Acredita que tenho muitos defeitos também. Contudo, há valores, ainda que arcaicos, que prezo em manter. Abraço grande.

    @Pinguim: oxalá assim seja. Mas acredita que há muitas coisas que já estão a ser vistas de um ponto de vista diferente. Aquele abraço.

    ResponderEliminar
  10. @Speedy: acredita que é uma coisa inata. Quando lá chegares, vais ver que já sabes como é. Vou citar uma metáfora: imagina que tens um animal de estimação, completamente estouvado, como um cão ou um gato, que quando têm crias sabem exactamente o que fazer? Pois é mais ou menos assim. Essencialmente, vais ver que ganhas serenidade. Abraço.

    @Psimento: como eu te compreendo! Mas os 25 são uma data engraçada! Eu dizia a toda a gente vou fazer um quarto de século: se levares isso na desportiva, fica tudo mais fácil! O que eu me ri com essa dos movimentos autistas! LOL! Vah, eu posso dar um pouco de terapia! Grátis! :):) Abraço!

    ResponderEliminar
  11. @Meia Noite e Um Quarto: é por isso que se diz que a velhice é a segunda infância (com o devido respeito): é porque vamos sempre regredindo. Agora, uma coisa é certa: à medida que se vai engrossando a idade, vamos perdendo determinados «medos». E isso talvez seja o verdadeiro regresso à infância, à liberdade das coisas. Mas confesso que sorri bastante ao ler o teu comentário: o que são os 20?! Pffff... Um autêntico infantário! LOL Obrigado pelas tuas simpáticas palavras. Um abraço.

    ResponderEliminar
  12. Parabéns :)

    Acho que senti isso tudo com os meus 25 ainda à uns dias lol

    ResponderEliminar
  13. @iLoveMyShoes: obrigado! Mas guapos, guapos são os teus sapatos do casório, que acabei de ver! LOL

    @myotherside: obrigado! Xiiiii, não é preciso tanto! Ainda é só um quatro de século... Ainda te faltam mais cinco anos para a primeira prova de fogo! LOL Abraço!

    ResponderEliminar
  14. Parabéns atrasados.

    Forte Abraço

    ResponderEliminar
  15. Sucessos em sua vida e parabéns....
    Bacana que você encara a idade com naturalidade, fico tão triste em saber que daqui a um tempo, ficarei mais velho....

    ResponderEliminar
  16. Não sabes como me sinto solidário com o que sentes, lol! Os meus foram a 21 de Julho :S

    ResponderEliminar
  17. Meu querido Blog Liker, é com preocupação que vejo que este post, em que dizes estar de volta, tem quase um mês... não sabia que tinhas enveredado pela política. ;-)

    ResponderEliminar
  18. Meu querido Blog Liker, é com preocupação que vejo que este post, em que dizes estar de volta, tem quase um mês... não sabia que tinhas enveredado pela política. ;-)

    ResponderEliminar
  19. Meu caro Blog Liker...com um atraso considerável te desejo muitos parabéns.
    Eu fiz 35 em Junho e..... bem....é um pouco como o que aqui escreves.
    A ver se regressas ao activo aqui na blogocoisa.
    Abraço.

    ResponderEliminar