sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Já está!


A esquerda parlamentar aprovou hoje a proposta de lei do Governo que legaliza o casamento entre pessoas do mesmo sexo, mas exclui a adopção, diploma que mereceu o voto contra das bancadas do PSD e CDS-PP.

Por outro lado, o Parlamento chumbou os diplomas do BE e do PEV que legalizavam o casamento civil entre pessoas do mesmo sexo e incluíam a adopção e o projecto do PSD para a criação da união civil registada.

Os diplomas do BE e do PEV tiveram os votos contra do CDS-PP, do PSD e da maioria dos deputados do PS, a quem tinha sido imposta disciplina de voto.

A bancada do PCP absteve-se, assim como o deputado social-democrata Pedro Duarte.

Oito deputados socialistas votaram a favor, tal como o deputado do PSD José Eduardo Martins.

Os deputados socialistas que foram autorizados pela direcção parlamentar a quebrar a disciplina de voto foram os deputados independentes Miguel Vale de Almeida, João Galamba e Inês de Medeiros, o líder da Juventude Socialista (JS), Duarte Cordeiro, e os deputados Sérgio Sousa Pinto, Jamila Madeira e João Soares votaram a favor dos diplomas do BE e PEV.

O diploma do PSD para a instituição da união civil registada foi igualmente ‘chumbada’ com os votos contra do PS, BE, PCP, PEV, alguns deputados do CDS-PP e do social-democrata José Pacheco Pereira.

Abstiveram-se oito deputados do CDS-PP e três do PSD.

Votaram favoravelmente a união civil registada o PSD, o CDS-PP e as duas deputadas do Movimento Humanismo e Democracia.

Dezenas de deputados de todas as bancadas do PS, PSD e CDS-PP anunciaram no final das votações que irão entregar declarações de voto.

2 comentários:

  1. Foi emocionante!!!!
    Apesar de todos os "mas" que referi no comentário anterior é um importantíssimo passo para o reconhecimento dos nossos direitos.
    Abreijo.

    ResponderEliminar
  2. já!
    falta legislar para eliminar o preconceito!

    grande abraço

    ResponderEliminar