sábado, 31 de julho de 2010

Expectativas

Será errado esperar sempre mais dos outros? Ou será apenas puro egoísmo? E o facto de se esperar mais não pode significar que acreditamos (ainda mais) nas qualidades/potencialidades/capacidades dessas mesmas pessoas?

Também fiz esta pergunta a mim próprio. Se poderia esperar mais de mim. Vou aprofundar o assunto, mas a verdade é que não consegui esboçar uma resposta concreta e imediata.

Será um daqueles casos em que «não esperes dos outros aquilo que não consegues exigir de ti mesmo» (numa alusão à máxima não faças aos outros aquilo que não queres que te façam a ti).

12 comentários:

  1. Meu caro amigo, não é um erro esperar dos outros aquilo que nós sabemos que eles são capazes de dar. Exigir menos é contribuir para a a mediocridade. Exigir de mais, é apontar para a excelência. Uma palavra banida de muitos léxicos quer laborais quer nas relações. Claro que exige que nós estejamos um passo à frente nessa exigência, sermos aqueles que em primeiro lugar estamos para dar o exemplo, porque simplesmente a nossa vida só faz sentido quando procuramos fazer as coisas bem feitas, termos a vida e a casa arrumada.
    Como tu dizes, esperar mais de alguem é reconhecer que ele é capaz e por pura preguiça não está para isso.
    Por isso há umas almas que ajudam os outros a crescer, no sentido de exigir que o outro atinja o máximo das suas potencialidades. Essa era a educação Greco-Romana.
    Acho que estás no bom caminho.
    Cada vez mais o meu Blog gosta do teu.
    Abraços

    ResponderEliminar
  2. Não, não estás enganado. Mas também acho que podes dar um pouco mais de ti e então, nessa altura, vejas uma maior reciprocidade.
    (fala o roto ao nu! lol)
    Abraço

    ResponderEliminar
  3. Eu acho que nos podemos sempre levar um pouco mais além e dar um pouco mais de nós para os outros ou até para nós próprios.
    Mas não acho nada que seja egoísmo esperarmos um pouco mais... acho egoísta é não termos, por vezes e mais do que deveríamos, a reciprocidade dos nossos actos. Mas enfim, não se olha para trás nem se chora o que se fez por quem nos rodeia... quer nos tenhamos apercebido que era merecido ou não!

    ResponderEliminar
  4. Essa é a minha luta diária BlogLiker. Quando tiver alguma resposta passo por aqui e partilho contigo, deal? :)

    ResponderEliminar
  5. Sôfrego: obrigado pela tua análise. Mas ainda assim subsistem em mim algumas dualidades: ou seja, se ao exigir de mais, não estarei a ser egoísta.

    Falas e bem nos ambientes de trabalho, mas os as relações interpessoais «caseiras» - se assim quisermos designar - são bem diferentes e às vezes mais complexos de decifrar e/ou interpretar.

    Como referes, é bom ter a casa e as ideias arrumadas, mas muitas vezes isso significa um distanciamento em relação aos outros... Para por uma parte da nossa vida arrumada, por vezes há que afastar outras. Uff, como é difícil este mundo...

    Um abraço!

    ResponderEliminar
  6. Individual(mente): vai-se tentando, lentamente. Vamos comunicando a ver se isso dá resultados! :)
    Abraço.

    ResponderEliminar
  7. Ritchie: concordo absolutamente quando dizes que nunca se deve olhar ao que fizemos por quem nos rodeia. Claro que nas situações em que nos sentimos injustiçados tendemos a pensar exactamente no caminho oposto, mas depois passa.

    Mas há uma coisa que tenho de ter bem presente: por mais que queiramos, não há duas pessoas a interpretar as circunstâncias de formas iguais. Logo, podemos pensar que demos muito a alguém e essa mesma pessoa 'não ter dado por isso' ou não ter interpretado os nossos gestos da mesma forma...

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  8. YeuxdeFemme: Deal! Combinadíssimo! Mas não demores muito com a resposta, ok! :) Abraço!

    ResponderEliminar
  9. Curiosamente... eu tenho uma perspectiva contrária. E não é ser pessimista. Não espero nada dos outros. Assim nunca me decepciono, só tenho boas surpresas. Acho sempre que cada um dá o que tem e que a maioria das pessoas não tem muito para dar.
    Sou, isso sim, exigente comigo. E de mim espero sempre o melhor. Seja em termos profissionais, seja em termos pessoais...

    ResponderEliminar
  10. ILoveMyShoes: eu também há algum tempo que adoptei essa posição nos ambientes laborais ou nos círculos de relações mais formais ou funcionais. A de não esperar nada... ou esperar muito pouco. Mas não queria estender essa fórmula de um modo mais generalizado às relações pessoais. Mas, pelos vistos, devo começar a fazê-lo. Abraço.

    ResponderEliminar
  11. Às vezes tenho dúvidas em relação ao mesmo. Sou muito exigente comigo e com quem me rodeia - nota que eu considero isto um defeito.
    Acabo por esperar mais dos outros do que possivelmente me poderão dar.
    Igualmente para mim.

    Mas acho melhor viver com alguma expectativa do que com nenhuma. Penso que isso é essencial para nossa evolução e dos nossos pares.

    ResponderEliminar
  12. Vasco: Também concordo que seja um defeito e eu sou o primeiro a afirmar tal coisa, mesmo perante mim! Quanto às expectativas, são sem dúvida importantes... desde que em doses moderadas! :)
    Abraço e obrigado por passares aqui.

    ResponderEliminar