sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Solução barata para não sentir as medidas de austeridade


Quase dez por cento da população portuguesa está adormecida com antidepressivos. Dizem as estatísticas. Por isso, não creio que a ideia da ministra da Saúde, Ana Jorge, que se diz empenhada em reduzir as prescrições de psicofármacos, seja uma decisão feliz.

Olhem esse quase milhão de pessoas a entrar em rebelião?! Ao menos, assim continua-se a construir uma felicidade aparente. São as vantagens das redomas de vidro. Depressivos deste país, uni-vos por um futuro mais cor-de-rosa!

Aliás, acho que essa será mesmo a solução mais económica para acalmar os ânimos perante as medidas de austeridade que se avizinham. Para andar à deriva, já bastam os submarinos do Portas. Ao menos, ponham os portugueses a dormir (ainda mais). Seremos um povo mais feliz! E teremos verdadeiras razões para não actuar. Até agora, isso só poderia ser justificado com inércia.

6 comentários:

  1. Eu por mim já consigo até juntar uma trupezinha de crianças, que também já são medicadas à conta das "hiper-actividades", das "depressões por causa da mãe/pai"-depende de quem fala: se for a mãe, a depressão é por causa do pai, se for o pai,a culpa é da mãe- ou dos "esgotamentos á conta da escola"...
    Coitadinhos dos meninos, não podem ser contrariados e é mais fácil entupi-los de ansioliticos do que os educar...ou sequer dar-lhes atenção.
    Como vês,os 10% não são nada comparados com a realidade e o que aí vem.

    ResponderEliminar
  2. Não sabia que essa realidade também era assim tão frequente. É caso para dizer que é de pequenino que se toma o medicamento.

    Obviamente que o post segue um tom mais irónico, mas admito que há uma tendência para banalizar a depressão. Por vezes é a via mais simples... Mas claro que há situações e situações.

    Um abraço!

    ResponderEliminar
  3. os portugueses ou a maioria deles, tem a mania das depressões. É depressão por causa do trãnsito, da falta do médico, da chatice com o chefe. A depressão é a desculpa, até para não haver sexo, e depois temos a depressão da "dor de corno"...

    Eu, já nem vejo os telejornais(só tristezas, e para tristezas, já me chegam as minhas)...

    Enfim...

    P.S - Se fossem só os sumarinos do Portas, estávamos todos nós, muito bem... Lá estou eu, com palpites... Será depressão?

    Abraço

    ResponderEliminar
  4. @Francisco: é raro não veres alguém com mais de 30 anos que nunca tenha mencionado a expressão «depressão»... Um abraço!

    ResponderEliminar
  5. Talvez por eu ser a antítese de um depressivo, lido mal com as depressões dos outros.
    Sim, eu sei, o stress, os dias difíceis e tudo o mais; mas não é preciso recuar muito (dez anos?) e a depressão não estava a cada esquina como agora...

    ResponderEliminar
  6. Pinguim: tens razão! O conceito acabou por se generalizar... Haja de bom o teu exemplo de positivismo! Forte abraço!

    ResponderEliminar