quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Adenda

Só para fazer uma adenda ao texto anterior, deixo, para memória futura, alguns artigos de opinião que têm debatido as fronteiras associadas limites da liberdade - preferia falar em responsabilidade - de expressão. Outros, nem tanto, mas mesmo assim merecem uma vista de olhos. Em foco, essa nova forma de bullying social: os comentários dos jornais.

Carlos Castro: a culpa é sempre dos gays, não é?
Já é legal ameaçar de morte os 'gays'?
Tão simples
'Liberdade respeitosa' (ver o último parágrafo)
No país do ódio (anterior a tudo isto, mas pertinente)
As caixas de comentários são como as portas dos WC públicos
O que eu temia que se viesse a escrever (e, aliás, referi no último post)

E mais uma cosinha vista aqui:

Brandos costumes my ass



Querem perceber (ou tentar perceber) este ressentimento, este ódio que emergiu contra a figura do Carlos Castro? Este ódio que aparece vindo do nada. Este ódio que assusta, porque vem mesmo lá de dentro. Se querem, leiam este livro. Rentes de Carvalho fez aqui o estudo desse adn português, dessa "raiva que assusta", para citar o próprio Rentes. O livro não é sobre a homossexualidade. É sobre este adn violento dos portugueses, que se vê nesta homofobia louca ou na morte de 40 mulheres por ano. Brandos costumes my ass.

4 comentários:

  1. Baby, vi os links acima mas nem cliquei: não quero entrar em blogues de merda de gente nem que essa merda de gente me entre pela vida dentro. Li uma coisita ou outra do proprio dia e isso bastou-me para sentir o ódio e o atraso que (ainda) existe neste país...e não não quero isso na minha vida.
    Já dizia o outro:
    Io penso positivo perche' son vivo
    perche' son vivo.;)

    ResponderEliminar
  2. boa sugestão de leitura amigo. parece-me interessante

    ResponderEliminar
  3. Fizeste muito bem em publicar estes links; li os que consegui abrir e gostei dalgumas das crónicas, não me dando ao trabalho de ler os comentários, pois decerto me enojaria de alguns...
    Quanto ao livro, fica a sugestão.

    ResponderEliminar
  4. @LM: gostei desse teu ódio! :) No bom sentido, claro, já que pareces saber como te libertar dele! Hugs!

    @Speedy: também fiquei curioso com o livro. Quando passar pela Fnac, ou outra livraria, tenho de o folhear! Abraço.

    @Pinguim: creio que os links estão todos acessíveis. Só o do livro, como remete para um site que está em permanente actualização e não disponibiliza links individuais para os posts, é que deve ser mais difícil de lá chegar.

    De resto, como seria de esperar, nem há assim grandes comentários nos artigos de opinião. As pessoas que gostam do mórbido não se dão ao trabalho de ler outra coisa que implique alguma reflexão... Ficam-se pela notícias e lá deixam o seu ódio. Abraço!

    ResponderEliminar