domingo, 3 de maio de 2009

Ver e ser visto ou o enigma da solidão

Hoje apeteceu-me deambular sozinho pelos miradouros de Lisboa. Estavam cheios, como havia de se esperar, num domingo em que os 27 graus me arrancaram de casa.

Não me considero o centro das atenções, nem nunca me considerei, mas será assim uma coisa tão estranha querer tirar uns momentos para estar comigo? É que a dado momento, percebi que se comentava o facto de estar sozinho, junto ao gradeamento... a olhar a cidade.

Não, não são coisas da minha cabeça. Há certos pormenores que se percebem e pronto!

Não sei porquê, mas cada vez me parece que é mais fácil estar completamente anónimo... entre a multidão dos centros comerciais. Bah!

PS - Ou será que há falta de tema de conversa da parte de quem está na esplanada?


12 comentários:

  1. Olá!
    Em primeiro lugar obrigado por me leres, é sempre bom saber que alguém perde um pouquinho de tempo a olhar para nós.

    Em 2º lugar, e lamentavelmente não percebi o teu comment :S

    E em terceiro lugar, apraz-me saber que alguèm além de mim gosta de estar sozinho, sinto-me mais normal, A maioria das pessoas acha estranho, mas amo ir às compras sozinho, passear sozinho sair a noite sozinho.... Em suma, não acho nada estranho quereres tirar uns momentinhos para ti!

    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Olá viva!

    Já sigo o teu blogue há algum tempo, mas só hoje me estreei nos comentários. Quanto ao conteúdo do comentário,não tem nada de transcendente... Apenas para dizer que é, no fundo, algo de espontâneo que tem graça apenas por o ser num momento isolado e numa determinada situação. E que se todos tivessem o mesmo padrão de comportamento a vida não teria graça.

    Quanto ao teu comentário, bem-vindo a esta casa.

    Pois é, gosto de estar sozinho. Não de cultivar a solidão, mas de ter os meus momentos.

    Mas, curiosamente, não gosto de sair à noite sozinho. Definitivamente, não.

    ResponderEliminar
  3. Acho que solidão, bem doseada, dá um gosto especial aos momentos em que te rodeias de pessoas!!!
    Saír à noite sozinho, dependendo da disposição tem a sua piada. Experimenta.

    Abraço

    ResponderEliminar
  4. Olá...

    Sabes que eu há imenso tempo que não ia passear aos fabulosos miradouros de Lisboa e este fim-de-semana fui dois dias seguido... este da foto pareceu-me o da Graça, mas tirada com uma máquina com algum poder de zoom! :)

    Adoro ver a nossa cidade... tenho estado cada vez mais apaixonado por ela! :) Mas confesso que fui acompanhado... não que não goste de estar sozinho, mas a companhia era muito bem-vinda! :)

    Os momentos de solidadão prefiro por exemplo, como o tiago disse, num centro comercial, ou em casa a ver um filme u mesmo ouvir uma musiquita! :) Há uma época que me retiro de uma grande assafama para estar uma hora sozinho... Na Passagem de Ano! gosto de fazer um resumo retróspectivo e alguns planos e objectivos para o ano que entra! Manias! LOL

    Mas sabe muito bem estar de vez em quando só comigo!

    Obrigado por me visitares! Vou seguir-te! ABRAÇO

    ResponderEliminar
  5. Simply gay:

    Obrigado por visitares o cantinho do «je».

    Pois é o da Graça, sim senhor. E, pelos vistos, para bom entendedor, meia imagem basta. :)

    A foto é que não é minha. É a modos que emprestada. :) Tirei umas com o telefone, mas não envergonham ninguém!!! Ainda não as descarreguei.

    Quanto à questão dos momentos de solidão, absolutamente de acordo. É mais fácil «isolarmo-nos» num centro comercial. Até porque um espaço ao ar livre é, por norma, um local de fruição, apto à conversa, à troca de pontos de vista, etc, etc, etc...

    Essa da passagem de ano é inédita rapaz! Eu, de facto, bem que me irrita aquela coisa das passas e dos beijos e das resoluções de ano novo nunca cumpridas. O isolamento pode ser uma boa opção. Aparecer dez minutinhos depois da hora «h».

    Bem... E já me alonguei demasiado...

    Abraços! Aparece!

    ResponderEliminar
  6. Eu gosto de estar sozinho e gosto de estar com pessoas...
    Não sou um solitário nem um amante das multidões...

    Há momentos para estarmos CONNOSCO e outros que não...

    Para sair à noite , é bom irmos acompanhados... mas se sei onde quero ir, vou bem sozinho! A festa sou eu que a faço! ;)

    Passagens de ano, carnavais, halloweens e outras festividades sociais são meras desculpas para as pessoas irem TENTAR divertir-se... pois de outra forma talvez ficassem em casa... são carneirinhos... :)
    Mas é só uma opinião.

    ResponderEliminar
  7. Enginethrobs:

    Mesmo assim, nem tu, nem o Tiago me convenceram a cem por cento das virtudes de sair à noite. Opah, olha os riscos!

    Ainda para mais, os ditos «mitos urbanos» concretizam-se quase sempre à noite! LOL

    Por falar nisso, dava um bom post!

    «Passagens de ano, carnavais, halloweens e outras festividades sociais são meras desculpas para as pessoas irem TENTAR divertir-se», dizes. Concordo! E essas festas não são mais do que argumentos para extorquir dinheiro e consumos mínimos à entrada...

    A melhor noite é aquela que não está planeada e em que nos acabamos por divertir e soltar. Embora, cada vez mais se contem pelos dedos os espaços onde me sinta bem...

    Abraços!

    ResponderEliminar
  8. Escolhendo bem os sitios e tendo nós, apreciadores da noite, os meios necessários existe segurança!!! Claro que rico também existe, mas se pensar-mos nisso...

    A referência do Symply Gay à passagem de ano fez-me recordar que a minha melhor decisão foi jantar com familiares, passar a meia noite sozinho em casa, e depois ir com um amigo até à praia, simplesmente sentir o poder das ondas a rebentar, o vento e a maresia salgada a bater-me na cara...

    E agora estou em "desacordo" contigo na referência que fazes ao espaço livre como um lugar favorável à conversa e troca de pontos de vista, creio ue seja o estado de espirito a ordenar isso, talvez tenhamos dias mais ou menos favoráveis. Já cheguei a tar com amigos num sitio lindo, com o equilibrio perfeito e não abro sequer a boca, tentando também não os ouvir, e dias há em que não me calo!
    O ser Humano é um bicho muito complexo.

    Abraço

    ResponderEliminar
  9. Tiago:

    O ser humano é complexo e tu não és excepção!Por isso tens todo o direito aos teus silêncios!

    E sim, em determinados momentos os sítios bonitos não fazem bem à cabeça. Ele há dias e horas...

    :)

    ResponderEliminar
  10. "...nem tu, nem o Tiago me convenceram a cem por cento das virtudes de sair à noite."

    Mas eu não estava a convencer-te a saíres à noite... Nem sequer convidei-te a sair! :)

    Eu tenho cuidado para onde vou, de noite ou de manhã. E também há o mito urbano daqueles que quando têm medo de tudo, não saem da cama...

    Quanto ao que o Tiago disse de "estar com amigos num sítio lindo, com o equilíbrio perfeito e não abro sequer a boca, tentando também não os ouvir, e dias há em que não me calo!", também já me aconteceu isso (independentemente do sítio): quando a conversa não interessa nem ao Menino Jesus, abstraio-me do que estão a falar e ponho-me a pensar noutras coisas... e vice-versa.
    Mas quando andei numa fase pior, quando a conversa não me interessava, era capaz de desconversar e chatear as pessoas para meu entretenimento pessoal... :|

    ResponderEliminar
  11. "...nem tu, nem o Tiago me convenceram a cem por cento das virtudes de sair - sozinho - à noite."

    Faltava o sozinho! Fica a correcção... para repor a dignidade! :P:P:P

    Bem, até na cama há perigo: ou o tecto que cai em cima, ou (...).

    ResponderEliminar
  12. AHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHH!

    Mesmo assim... não ia ficar em casa, sabendo que gostaria de sair.
    Não é que aconteça com frequência, mas "Poor is the man whose pleasures depend on the permission of another." ;)

    ResponderEliminar