quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Espelho da alma e outras coisas mais

Não gosto de me sentir a prazo, de ter a sensação de um futuro a prazo, seja em termos de trabalho, de sentimentos ou de acções. Como caranguejo que sou, preciso de saber o que vou fazer amanhã, preciso de agendas e de bilhetinhos com listas imensas de coisas para cumprir (mesmo que saiba que não são exequíveis num só dia e por vezes nem sequer numa semana).

A metáfora talvez não seja das melhores, mas é como me sinto ao tirar uma fotografia. Antevejo que aquela imagem vai ser a prazo. Não porque não possa perdurar no tempo, mas simplesmente porque sei que não me vou rever na imagem daqui a um ano.

Há quem adore recordar imagens e fotografias. A mim causa-me sobretudo angústia ver instantes do passado impressos no papel ou reflectidos no ecrã. Ou porque já não me revejo daquela maneira, ou porque vejo o semblante de algo que poderia ter sido ou feito de outra forma.

O mais estranho disto tudo é que, não raras vezes, é na fotografia (do presente/mais actual) que me reconheço e olho para o meu interior. Mais do que no reflexo do espelho.

15 comentários:

  1. Não estaremos nós "aqui" também a prazo?
    Aiiiiiiiiii...maldito Setembro!

    ResponderEliminar
  2. Isto foi um post profundo, rapaz! Arriscaria dizer, melancolico.
    ...

    ...

    ...

    Eh pá! Ando para aqui a escrever e a apagar e não me sai nada de tão profundo, porque me estás a fazer pensar...
    O reconhecimento de quem somos no passado é simplesmente aceitar aquilo que fomos como causa daquilo que somos hoje... (Não tenho bem certeza disto. Vá, vou pensar mais um bocadinho sobre isto! LoL)

    ResponderEliminar
  3. Se fôssemos ficar a pensar em todas as coisas que poderíamos ter feito de forma diferente no passado então nem sequer teríamos tempo pra viver o presente... Agora isso de te reveres mais nas fotos passadas do que no espelho é que é preocupante. Se eu quisesse procurar um significado mais profundo poderia dizer que é sinal de que tás insatisfeito ou de que nem te reconheces face a quem eras e ao que imaginavas pra ti... mas eu tento ser uma pessoa mais prática e menos dada a filosofias...

    ResponderEliminar
  4. Estamos cá a prazo. Um prazo é o que todos temos, para fazer o melhor que podemos, para baralhar e voltar a dar. Acho a noção de agenda óptima, ajuda-nos a agarrar o futuro. Só não sou a favor de viver no passado. Com as mãos cheias de passado não se consegue agarrar nada. Estão cheias e não há agenda que nos valha para agarrar o futuro :-)

    ps. és caranguejo de julho certo?

    ResponderEliminar
  5. LM: Isso estamos, de certeza... Mas podemos estar com qualidade! Força nesse Setembro! Estou contigo! :)

    ResponderEliminar
  6. YeuxdeFemme: Já tens mais alguma resposta?! :)
    Mas olha que não foi bem melancólico. Foi qualquer coisa como um Outlook: até me senti bem ao escrevê-lo. Abraço!

    ResponderEliminar
  7. Zeh: provavelmente não me expressei bem e vou emendar isso no texto. Mas é precisamente o inverso: não me revejo nas fotos do passado. Sinto que estou mais ou menos em evolução. É por isso que é mais nas fotos do presente que me consigo encontrar: inclusivamente mais do que no espelho, que considero mais superficial.

    E sim, pelo que vejo (e leio), percebo que és uma pessoa pragmática. E admiro isso, já te o tinha dito! :) Abraço.

    ResponderEliminar
  8. @Silvestre: sou de Julho, right! Isso é sintomático?! :):):)

    Deixo a mesma adenda, só para clarificar que as fotografias do passado me dão arrepios. Não porque me arrependa do que fiz (ok, algumas coisitas), mas porque sinto que evoluí e já não me revejo nelas.

    Apesar de tropeçar em algumas coisas, partilho dessa opinião: pegar numa agenda cheia de apontamentos e continuar em frente! Se bem que às vezes um pouco aos solavancos... Abraço!

    ResponderEliminar
  9. vou pegar na pergunta do silvestre e dar a minha opinião, porque eu tb distingo os caranguejos de junho de os de julho... pelo que me apercebo os de julho costumam ser mais introvertidos... mais filosóficos, a pensar na vida e nos seus significados... mais emotivos (e deprimidos...) etc etc. Os de junho, por outro lado, são simplesmente fantásticos :P (caso não tenha sido suficientemente claro, eu sou caranguejo de junho :P)

    ResponderEliminar
  10. Zeh: Podes ser um pouco mais claro ainda?! LOLOLOL

    PS: Vou ver o que o Paulo Cardoso diz do assunto, tá!?

    ResponderEliminar
  11. da próxima faço-te um desenho ;) e fala com o cardoso e com a maya, pra teres duas opiniões (e com sorte ela ainda te paga uma bebida :P)

    ResponderEliminar
  12. com sorte talvez ele lhe pague uma bebida também ;-)

    ResponderEliminar
  13. e com esse comentário já fiquei com a (não muito agradável) imagem do paulo cardoso e a maia num conluio para embebedar o Blog Liker para de seguida se aproveitarem dele... de todas as maneiras imagináveis (incluindo a gravação dos abusos em vídeo para posterior venda em páginas da Internet interditas a menores e em recantos escuros de lojas cujo principal artigo é lingerie comestível)

    ResponderEliminar
  14. Ordem na casa! Isto ainda é (era?) um blogue sério! LOLLOLOL

    A sorte é que eu não sou muito dado a bebida. Mas até poderia aceitar um copo se eles antes provassem a beberagem que me estavam a oferecer.

    Sou um caranguejo de Julho, mas não sou tonto! Não me subestimem! :):):)

    PS: Zeh, não sei como conheces tão bem o tipo de vídeos que se vendem nessas lojas, muito menos os recantos escuros das ditas cujas! Mas eu confio na tua sabedoria! A que sabe mesmo a lingerie? :P:P:P

    ResponderEliminar
  15. Blog liker: Vi na televisão! Não é lá que se aprende tudo? :P

    Quanto ao sabor da lingerie, imagino que exista uma oferta diversificada... pra mim pode ser de limão que eu gosto de citrinos :P
    (E com isto me lembrei do que seria uma entrada original pra servir num jantar lá em casa...)

    ResponderEliminar