quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Estamos F******* (tramados)


Sempre me lembro de ter ouvido as minhas avós dizer coisas como «no nosso tempo havia muita fome e só bebíamos leite quando alguém estava doente porque não dava para mais» e outras coisas do género que, em pleno século XXI, nos parecem longínquas.

Da mesma maneira que sempre pensei que, até aos tinta anos, conseguiria ter a minha vida organizada, ter a minha casa própria, and so on (sonhar ainda não se paga, por enquanto).

Eis hoje que fico a saber que vou ainda ficar mais pobre. Não que receba ordenado do Estado, que isso não aconteceu, mas que vou perder ainda mais poder de compra, enfrentar mais austeridade, etc.

Sinceramente, como posso fazer planos de futuro – pelo menos em tempos materiais – com perspectivas destas. Tirei uma licenciatura e uma pós-graduação, trabalho desde os 22 anos, estive vários anos a recibos verdes e hoje, aos 29, ainda dependo da minha mãe para não ter de optar entre ter de comprar comida ou ter roupa para vestir.

Sim, sei que o texto está negativo e tal, mas ouvia hoje na Antena 1, quando vinha para casa, que, numa economia aberta, era melhor que as pessoas se fossem habituando, porque «nada voltaria a ser como dantes».

Lembram-se de quando o IVA, aqui há uns dois anos, baixou de 21 para 20, porque já era, alegadamente, possível ter alguma folga orçamental. Lembram-se de os preços terem baixado nessa ocasião? Pois, eu também não… Acham que, agora anunciado que está o aumento do IVA para 23 por cento, que os preços mais algum dia mais irão descer? Creio que também já sabem a minha resposta…

Depois de feitos os cortes a uma série de subsídios, acham que mais alguma vez vão voltar a ter os montantes que tinham? Claro que não (atenção que não defendo a subsiodependência, mas apenas o que é justo)! Poder-se-á dizer «ah, e tal, agora vamos finalmente aprender a viver com menos e vai servir de exemplo para o futuro». Não creio.

P: Já agora, só mais uma coincidenciazinha: já viram quando é que este novo pacote de medidas foi aprovado?!

R: Dias depois de o Presidente da República, constitucionalmente, já não poder dissolver nenhum Governo.

Acho que vou começar a pensar em emigrar. Aliás, acho que estamos a regressar ao passado. Só espero não chegar ao extremo das avós.

14 comentários:

  1. é triste sim senhor. As vezes que já pensei em emigrar mas falta-me tomates para isso. Deixar os meus sobrinhos, namorado, amigos...

    ResponderEliminar
  2. Speedy: sabes que tenho dois amigos que já o fizeram?! Mas tem de se abdicar de muita coisa...

    Não se pode é ir para a França, que o presidente não quer lá ninguém! :)

    ResponderEliminar
  3. Eu hoje fiquei contente em saber que não me vão tirar 5% do vencimento. Oba!!!
    (por momentos o ser mal pago passou para segundo plano)

    ResponderEliminar
  4. Ah... escapou-me essa parte do PR já não poder dissolver o Governo... porque pensei que literalmente era isto que o filósofo queria...

    ResponderEliminar
  5. Emigrar é coisa que por vezes me passa pela cabeça mas nunca o faria. primeiro porque nos próximos 45 anos vou estar a pagar a casa... depois por tudo o que aqui me prende. um pouco também pelo que leste no meu ultimo post.
    Mas aflige-me ver o estado em que as coisas estão... se por um lado se gasta desmesuradamente e se se esbanja em coisas que não se percebem... por outro quem paga essa factura somos sempre nós que temos menos, é também connosco que se sente a verdadeira diferença porque temos muito pouco e ainda teremos menos.
    Ainda hoje recebi é já estou a contar o que tem de ir para aqui e para ali e, daqui a nada, já estou á rasca como todos os meses!

    ResponderEliminar
  6. Concordo com tudo o que dizes, excepto uma coisa: será que o Sócrates não desejaria mesmo eleições agora? Quem não as quer de certeza, sei eu quem é...

    ResponderEliminar
  7. É o problema de ser o país de sol 360 dias por ano.

    Ninguém, morre por dormir na rua...

    Emigrar?! Depende do país, com quem vais, onde vais ficar, etc etc...

    Estamos a ficar uma América Latrina. Desculpa, uma América Latina, mas pior ainda...

    Abraço

    ResponderEliminar
  8. Mike: no meio da tempestade... vem a bonança.
    Olha que hoje ouvi alguns comentários na linha do teu, enfim! Haja benesse para os remediados! LOL

    ResponderEliminar
  9. iLoveMyShoes: a política é um bicho complicado... Mesmo.

    ResponderEliminar
  10. Ritchie: 45 anos?! Oh meu Deus! Estás prisioneiro do cimento! Neste cenário, alugar nem é mal pensado... Abraço.

    ResponderEliminar
  11. Pinguim: tens razão... O comentário final do post foi mesmo baseado na teoria 1+1, que também não deixa de ser verdade. Mas o que hoje se passou na AR confirma a tua tese. Abraço.

    ResponderEliminar
  12. Francisco: LOL Podemos sempre mudar o argumento: Em vez de dizer-mos que Portugal não é a Grécia, podemos dizer que é uma América Latina... NOT!

    Valha-nos o tempo quente e o caribe caliente... não seria mau de todo. Também já li as tuas considerações sobre o tema! Abraço.

    ResponderEliminar
  13. agora imagina isso tudo e trabalhares para o estado...

    ResponderEliminar
  14. Zoninho: estou solidário contigo! Mais, infelizmente, não posso fazer! Abraço.

    ResponderEliminar